top of page

Cia Teatral Obra de Arte

 

"Teatro não é só representação e diversão. É estudo, laboratório e pesquisa."

Todos nós temos um ídolo, uma inspiração, alguém para nos espelhar em nossa vida. A Cia Teatral Obra de Arte não poderia ser diferente. Dentre muitas outras companhias teatrais que existem por esse brasilsão de meu Deus escolhemos uma para nos inspirar: Grupo Ser Tão Teatro. Esse é um grupo de pesquisa formado a partir da união entre alunos e profissionais das artes cênicas do Departamento de Teatro da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Assim como nós o Grupo Ser Tão Teatro busca mostrar a cultura através da arte, eles procuram valorizar a dramaturgia nacional adaptando e fazendo uma releitura para a realidade atual. Nossa companhia mostra o mesmo desejo a partir da releitura da obra de Édipo Rei, texto de nosso espetáculo, que foi trazida para o contexto social atual, mesmo não sendo uma obra nacional a obra foi abrasileirada. Nossa peça dialoga diretamente com a realidade do nosso povo brasileiro e nordestino, trazendo aspectos que tornam um clássico como o texto de Sófocles atrativo e que fazem o público se identificar com o que assiste. Do Grupo Ser Tão Teatro escolhemos a peculiaridade da trilha sonora ser feita ao vivo pelos integrantes para usarmos em nosso próprio espetáculo, pelo grupo do pagode.

 

A Cia Teatral Obra de Arte apresentará, em setembro, uma adaptação da peça "Édipo Rei", de Sófocles, com o nome de "Meu nome não é Édipo", modificada para a realidade das favelas atuais. Edmilson Reis é um astucioso e malandro jovem que mora com seus pais: O pastor Isaías e sua esposa Eunice. Um dia, quando resolve fazer uma consulta com a cartomante Mãe Jurema, descobre que irá matar o próprio pai e decide sair de casa junto com seu melhor amigo, Fernandinho, para a Favela dos Reis, procurando assim se livrar da profecia. No caminho, se vê obrigado a matar um homem que abordou ele e seu amigo. Depois de alguns dias morando na favela, descobre que esta foi tomada por um cruel traficante que está tocando o terror na vida dos moradores. Edmilson então usa de sua esperteza para derrubar o traficante Marreta e, tendo feito isso, conquista seus prêmios: Vira o novo rei da favela e casa-se com a sedutora Sílvia Raquel, viúva do antigo chefe dos traficantes. Quinze anos se passaram desde o início do reinado de Edmilson Reis, que se tornou um homem poderoso e admirado por sua astucia. Mas a Favela dos Reis foi abatida por uma série de mazelas que a está assolando a cada dia que passa. A cartomante afirma que ela só irá se reerguer quando for encontrado o assassino do antigo chefe, Léo Macedão. A partir daí o destino irá conspirar contra todos os nossos protagonistas. Uma série de caminhos encontrados e desencontrados será revelada e a verdade será como uma roda viva que esmaga o coração e a sanidade de cada um que ela atinge.

 

Como linha estética a ser trabalhada pelo grupo, escolhemos a Realista, na qual baseamos nossos cenários, iluminação e figurinos. Vimos o realismo como uma linha estética bastante relacionada ao texto teatral de nosso espetáculo. Tendo como ambiente uma favela brasileira, a representação crua da realidade é essencial para que o nosso público reconheça o contexto e relacione diretamente a um cenário real. Como citado anteriormente, o texto original o qual nos baseamos para esse espetáculo, é um texto antigo, por isso, o adaptamos visando a aproximação do público e a exposição de uma realidade mais próxima da nossa.

 

© 2023 por FOFOLETE NEGRA, Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page