top of page

O que é sonoplastia?

 

Com o passar dos séculos, o homem desenvolveu suas capacidades artísticas de forma que tornem possível, cada vez mais, a representação por meio da arte de forma eficiente de seus sentimentos e ideias. No teatro, uma boa forma de observar essa evolução é observando os pontos que compõem a realização do espetáculo, entre eles a sonoplastia.

A palavra “sonoplastia” (do Lat. sono, som + Gr. plastós, modelado) é um termo original da língua portuguesa que surgiu junto com o teatro radiofónico, onde os sons acompanhavam os atores na composição de peças. A sonoplastia nada mais é do que a representação, por meio de músicas e ruídos já registrados, de sons presentes nos mais diversos ambientes, além de efeitos que proporcionam um maior destaque nos sentimentos transmitidos pelos atores. No espetáculo teatral de hoje, o sonoplasta, junto com o cenógrafo, o figurinista e o iluminador, tem como missão transmitir toda a realidade do universo recriado em cena, seja ele real ou imaginário, fazendo com que haja mais sentido na relação ator-expectador.

O sonoplasta é o responsável pela pesquisa, gravação, sonorização e operação dos efeitos sonoros e músicas que o espetáculo necessita. Sendo assim, deve possuir um repertório musical diversificado, facilitando a criação de ambientes mais realistas. Cada música ou ruído usado em cena deve estar intimamente ligado ao que acontece, afinal, a sonoplastia está entre os principais itens responsáveis pela realidade dos sentimentos transmitidos.

 

 

SONOPLASTIA

  • Como a sonoplastia da peça foi composta?

 

Como sabemos, a função da sonoplastia em uma peça é de suma importância, tendo grande participação na hora de provocar emoções no público. Por isso, deve-se haver um bom planejamento na escolha das faixas para que tudo se encaixe bem na hora do espetáculo. Em “Meu nome não é Édipo”, optamos por uma composição sonora mais simples, sempre procurando deixar apenas o essencial. Assim, podemos seguir uma linha mais realista, onde será possível ouvir os sons da forma que são no mundo real. Queremos que o espectador acredite no que vê e ouve, as faixas foram escolhidas para que ele possa realmente se envolver naquele universo, que acredite que tudo aquilo é real.

 

  • Programa de edição de som

 

Para um bom sonoplasta, um bom programa de edição de som. O Audacity é um programa gratuito, simples, completo e totalmente em português. Com ele é possível editar e mixar arquivos em WAV, AIFF, MP3 e OGG. Deixamos aqui um link com um tutorial feito pelo site do Tecmundo de como usar essa ferramenta sem complicações, confiram em: http://www.tecmundo.com.br/m/623.htm

 

 

Filme de Inspiração

Quem nunca assistiu a um filme do Harry Potter? Quem não lembra daquele toquezinho nostálgico no início? Bom, com base nos estudos sobre sonoplastia, analisamos o filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Esse filme foi escolhido devido a grande contribuição sonora que recebeu, onde as músicas influenciam desde a introdução do filme.

O filme conta a história de Harry (Daniel Radcliffe), um pequeno bruxo que teve seus pais mortos quando ainda era muito pequeno.  A história começa com Harry sendo convidado a entrar para uma das maiores escolas de bruxaria de todos os tempos, Hogwarts, onde conhece seus melhores amigos, Ron Wesley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma  Wat-

son). A trama gira em torno dos mistérios da pedra filosofal, uma pedra com propriedades mágicas fantásticas. Ao longo da história Harry e seus amigos tentam impedir que o objeto chegue em mãos erradas. O filme é uma adaptação do livro de mesmo título escrito por J. K. Rowling e a história completa do bruxinho se passa em 7 livros e/ou 8 filmes.

A trilha sonora do filme foi composta por John Williams e, assim como no segundo filme – Harry Potter e a Câmara Secreta – ele usou o leitmotiv, técnica que consiste no uso de faixas para cada personagem, objeto ou lugar. "Hedwig's Theme", o já citado “toquezinho nostálgico”, é o tema principal e pode ser ouvido diversas vez durante o filme e também foi usado no trailer do filme. A trilha sonora de Harry Potter e a Pedra Filosofal foi Lançada em 30 de outubro de 2001 e já foi indicada ao Oscar na 74ª Academy Awards, em 2002, e ao Grammy Awards, em 2003. A composição é formada por nove temas, sendo eles:

  • Hedwig´s theme: tema principal criado por Williams e que foi utilizado em todos os outros filmes.

  • Voldemort's theme

  • Philosopher's Stone theme

  • Gryffindor's theme

  • Magical Society theme

  • Diagon Alley theme : só ouvido no CD, e utilizado no segundo filme.

  • Magical Trick theme

  • Harry's theme ou Harry and Friends theme ou Harry and family theme

  • Dark Forest theme

A trilha é tão inspiradora não só pela qualidade, mas também por que consegue mexer com os sentimentos de alguém que é realmente fã. E é isso que queremos, emoção.

 

 

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Harry_Potter_e_a_Pedra_Filosofal_(trilha_sonora)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trilha_sonora_de_Harry_Potter

 

 

Francisco Victor

© 2023 por FOFOLETE NEGRA, Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page